DEBATE: Juventude, religião e participação política

05 de junho de 2014
JUVENTUDE, RELIGIÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

O Grupo de Estudos Críticos e Aplicados (GRUPO NOUS) convida a comunidade acadêmica para a palestra-debate sobre identidades e práticas de jovens religiosos com participação política. O Seminário ocorrerá no auditório da Faculdade de Letras (Cine UFG), no Campus Samambaia, no dia 5 de junho, às 14h. (2h certificadas)

Debatedores: Michely Coutinho, Ana Elizabete Barreira, Diego Gontijo, Sérgio Eduardo e Watusi Virgínia Santiago.

Evento: https://www.facebook.com/events/257297537788240/

JuventudeParticipação_Política

Referências da oficina “De esquerda, espírita e corinthiana…”

SINCRETISMO RELIGIOSO MAS…

MANIQUEÍSMO
Nem na ficção ou nos contos de fadas…

Filme: Malévola, Disney
http://www.revistaforum.com.br/questaodegenero/2014/06/03/malevola-frozen-e-valente-o-amor-entre-mulheres-comeca-despontar/

Novela:
. Personagem Félix (Mateus Solano), Amor à vida
. Personagem Carminha (Adriana Esteves), Avenida Brasil

PACIFISMO
E o que é vandalismo?
Mas neste momento o país vive um surto de manifestações, há toda uma pressão por melhores e maiores investimentos em saúde, educação…
Para mim, essas são demonstrações de otimismo. É bom que o país seja pacífico, mas não submisso, não colonizado. Vejo grandes problemas no país: a violência, a corrupção, a distância entre ricos e pobres e o analfabetismo. Se o governo é muito lento na resolução desses problemas, é importante que haja essa manifestação de massas para acelerar as soluções. É melhor ter essa manifestação na praça do que ter submissão.
http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/2014-06-02/meu-otimismo-com-o-brasil-se-baseia-nas-estatisticas-diz-domenico-de-masi.html
(Meu otimismo com o Brasil se baseia nas estatísticas, Domenico De Masi)

CAUSA LGBT: casamento CIVIL
“Direitos iguais, nem menos nem mais!”

Nota da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo (30 de abril de 2014)
https://www.facebook.com/cjpsp.comissao/posts/757214707657091

Apoio a tema da Parada Gay? Comissão da Arquidiocese de SP viajou na purpurina
http://ocatequista.com.br/archives/12894

“Nosso posicionamento se fundamenta na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, aprovada pelo Concílio Vaticano II, que diz: “As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.”

Assim, a defesa da dignidade, da cidadania e da segurança das pessoas LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – é imprescindível para a construção de uma sociedade fraterna e justa. Por isso não podemos nos calar diante da realidade vivenciada por esta população, que é alvo do preconceito e vítima da violação sistemática de seus Direitos Fundamentais tais como a saúde, a educação, o trabalho, a moradia, a cultura, entre outros. Além disso, enfrentam diariamente insuportável violência verbal e física, culminando em assassinatos, que são verdadeiros crimes de ódio.

Diante disso, convidamos as pessoas de boa vontade e, em particular, a todos os cristãos, a refletirem sobre essa realidade profundamente injusta das pessoas LGBT e a se empenharem ativamente na sua superação, guiados pelo supremo princípio da dignidade humana.”

Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo

CAUSA FEMINISTA: aborto
“Meu corpo, minhas regras!”

. CONTRA: Movimento Espírita “Em defesa da vida”
http://www.febnet.org.br/

. PRÓ: Católicas pelo Direito de Decidir (CDD)
http://www.catolicasonline.org.br/

. Uruguai: Em um ano, 6.676 abortos seguros sem morte registrada; apenas 50 casos (0,007%) houve complicações leves (25/02/2014)
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34136/uruguai+em+um+ano+6.676+abortos+seguros+foram+realizados+e+nenhuma+morte+registrada.shtml

. Portaria 415, de 21 de maio de 2014, do Min. Saúde
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1462196-apos-criticas-ministerio-revoga-portaria-que-mudava-aborto-no-sus.shtml

. Nota pública do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto – sobre a portaria n°415, de 21 de maio de 2014, que inclui o procedimento de aborto em toda a rede do SUS (26/05/2014)
http://www.febnet.org.br/blog/geral/divulgacao/nota-publica-do-movimento-nacional-da-cidadania-pela-vida-brasil-sem-aborto/

. Revogação da Portaria No 415: na contramão dos direitos humanos das mulheres brasileiras
Marcha Mundial das Mulheres (29/05/2014)
http://marchamulheres.wordpress.com/2014/05/29/revogacao-da-portaria-no-415-na-contramao-dos-direitos-humanos-das-mulheres-brasileiras/

OS DESAFIOS DO CRISTÃO NOS DIAS DE HOJE
Plano de Leitura, Bíblia App (Android)
http://www.youversion.com/
João Ferreira de Almeida

“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”
Amor e caridade não é assistencialismo.

“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
O cristianismo não é comodismo.

Chico Xavier

Foto-20140605_Palestra_UFG_Politica_Religiao

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s