Publicado em Sociedade

Presidente da Farmacêutica Bayer: Remédio para o câncer somente para os pacientes do ocidente que tem condições de adquiri-lo

A Vida a Venda

Presidente da Farmacêutica Bayer: Remédio para o câncer somente para os pacientes do ocidente que tem condições de adquiri-lo

Por Scott Kaufman

Tradução: Ana Amorim

26 de janeiro, 2014 “Information Clearing House – “Raw Story” – Em entrevista a Bloomberg Businessweek, o Presidente da Bayer Marijn Dekkers afirmou que o novo remédio produzido pela sua empresa contra o câncer, o Nexavar, não é para “Indianos”, mas para os “pacientes do ocidente que tem condições de adquiri-lo”

O remédio, que é especialmente eficiente nos estágios avançados do câncer de rim e fígado, custa aproximadamente $69,000 dólares por ano na Índia, e por isso em março de 2012 uma decisão judicial na Índia concedeu a licença para uma empresa Indiana produzir o remédio com um desconto de 97 por cento.

A Bayer processou a empresa Natco Pharma Ltd., mas em março do ano passado, a Corte Suprema em Mumbai recusou a apelação. O presidente da Bayer chamou a licença compulsória emitida pela Corte da Índia de “essencialmente um roubo,” dizendo em seguida“[n]ós não desenvolvemos esse remédio para os Indianos……[n]ós desenvolvemos esse remédio para os pacientes do ocidente que tem condições de adquiri-lo”

O Nexavar custa aproximadamente $96,000 dólares por ano nos Estados Unidos, mas a Bayer garante “aos pacientes do ocidente” que eles podem ter acesso ao remédio por $100 dólares por dia.

A Comissão de Comércio Internacional dos EUA afirmou que irá investigar “as políticas Indianas que discriminam contra o comércio e investimento dos EUA,” e apesar da decisão da Corte Suprema, muitos no governo Indiano estão preocupados com o efeito que isso terá sobre as relações EUA-Índia.

Em uma e-mail a Bloomberg Businessweek, a Bristol-Meyers Squibb expressou “profunda preocupação com a deterioração das proteções para remédios inovadores patenteados na Índia” Os processos legais que poderiam se seguir podem amarrar o sistema legal Indiano de tal forma a tornar impossível para os médicos do país adquirirem qualquer versão dos remédios, independentemente do preço.

Anúncios

Autor:

Sou servidora técnica da UFG, educadora, radialista e empreendedora social. Minha missão é construir meu caminho feliz, simples e ético, e dar minha contribuição por um mundo mais acolhedor e justo a partir da inovação, trabalho e humanidades. "Paretando", 80% de humanas e 20% encantada com os números, essa abstração inquietante. Mais em michelycoutinho.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s