Publicado em Blog, Direitos Humanos & Terceiro Setor, Produção

17 de maio – Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

SINT-IFESgo integra ações do 17 de maio, dia internacional de combate à LGBTfobia

O SINT-IFESgo participou hoje, 17 de maio, de audiência pública sobre o “Dia Internacional e Estadual de Combate à LGBTfobia”, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa da deputada estadual Isaura Lemos, da vereadora de Goiânia Tatiana Lemos e do vereador de Aparecida de Goiânia William Panda.

Na oportunidade foi realizada homenagem a ativistas LGBTs do Estado, dentre as quais nossa diretora de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual do SINT-IFESgo, Michely Coutinho, que recebeu o Prêmio Orgulho LGBT. Michely Coutinho, que iniciou seu ativismo ainda no movimento estudantil, foi uma das cofundadoras do Coletivo Colcha de Retalhos em 2005, primeiro coletivo LGBT da UFG, juntamente com o nosso atual vice-diretor da pasta Dorivan Borges Filho. Juntos, agora como técnico-administrativos, integraram importantes ações como a comissão que criou a Coordenadoria de Ações Afirmativas da UFG (CAAF/UFG) e a que regulamentou a adoção do nome social na universidade. Também foram homenageados durante a audiência pública Lucas Fortuna, também cofundador do Colcha de Retalhos, assassinado em 2011 vítima de LGBTfobia, bem como seu pai Avelino Fortuna, o Pardal, que hoje milita pelos direitos LGBTs, integrando o movimento nacional “Mães pela Diversidade”.

A data de hoje marca um histórico de luta pelos direitos LGBTs. Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, a partir do qual a homossexualidade não constituiu-se mais como doença, distúrbio ou perversão, e sim livre manifestação da sexualidade humana, como a heterossexualidade.

O SINT-IFESgo integra diversas ações sindicais, institucionais e do movimento social na luta diária contra a LGBTfobia e está à disposição da categoria para toda e qualquer denúncia que implique em assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Respeito e tolerância são fundamentais para o alcance de qualidade de vida no trabalho e o exercício da plena cidadania. Aproveitamos a oportunidade para convidar todas trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos para a primeira reunião do Grupo de Estudos “Trabalho, Diversidade e Sociedade” do nosso GT Diversidade, lançado no último Março Mulher pelo SINT-IFESgo. O texto escolhido é o “​Teoria Queer uma política pós-identitária para a educação​​”, de Guacira Lopes Louro. Os encontros serão realizados ordinariamente nas últimas terças-feiras de cada mês. E no mês de maio será no dia 29 às 17h no Auditório da Sede Administrativa do SINT-IFESgo. Para mais informações e recebimento do texto em pdf, envie email para diversidade@sint-ifesgo.org.br.

SINT-IFESgo é Diversidade!

Fonte: http://www.sint-ifesgo.org.br/noticias/5516/

Fotos:

1

 

Anúncios

Autor:

Sou Michely Coutinho e minha missão é construir minha jornada feliz, simples e ética, e dar minha contribuição para um mundo mais acolhedor e justo, a partir do amor cristão e do conhecimento ("paretando", 80% humanas e 20% exatas). Simples assim! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s